top of page
  • Writer's pictureLandi Dantas

Lembrança dos amigos

Updated: May 7, 2020

“Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus”

(Mt 5,9)



Aqui neste cantinho, desejamos agradecer pelos ensinamentos e pela esperança em uma vida melhor que nos foi transmitida. Na homenagem aos amigos do projeto Empresário Cristão que partiram para junto de Deus, podemos lembrá-los e nos comprometer em continuar com o trabalho por uma sociedade mais justa, pacífica e solidária. Com o empenho de todos, unidos e de forma ética, amparados em Cristo, nós conseguiremos.


Dona Yolanda

Yolanda D´Angelo + 2010


Dona Yolanda, inspiradora do projeto Empresário Cristão no início dos anos 90, síndica de um condomínio na região da Av. Paulista. Foram lesados pela administradora, ficando o prédio sem dinheiro para pagar até a conta de luz. Os idosos moradores resolveram cuidar da administração em processo de auto-gestão com apoio administrativo. Pedia orientação sobre fornecedores e prestadores de serviços corretos em suas atividades. Cuidou do prédio até seus 85 anos de vida.



Padre Eduardo

Padre Eduardo Ramos + 2017


Frei Eduardo = Apoiador de todas as horas, sempre com uma palavra de incentivo e nos orientando nos ensinamentos cristãos. Cuidou até sua partida para junto do Pai de uma entidade de amparo aos carentes. Sociólogo, filósofo e teólogo, deu tudo que tinha pela caridade aos mais humildes. Na luta contra o câncer, ensinou que ao receber o convite de Deus para ir àquela festa linda no céu, ficara muito feliz, mas iria guardar o convite na gaveta. Saudade sim, tristeza não, era a mensagem que nos transmitia nos momentos mais difíceis.






Selem Nelson

Selem Nelson Bussab + 2014


Nelson, amigo querido, arquiteto da FAU, apaixonado pela vida e por tudo que dizia respeito a Igreja que frequentou por mais de 40 anos. Homem de origem em família abastada, contornou o mundo algumas vezes, a Broadway foi seu destino obrigatório por muitos anos. Mas a caridade era sua grande alegria, dedicado e atencioso. Presidiu a Associação Brasileira do Empresário Cristão até seu falecimento em 2014. Muita saudade.



Padre Rui

Padre Rui Melati Alexandrino da Silva

+ 2012


Padre Rui, jesuíta inteligente e dotado de sabedoria para as coisas de Deus, nos brindava com belos sermões. Nos acompanhou de 2008 à 2012, especial atenção dedicava ao Ecumenismo e ao Diálogo Inter-religioso. Em suas últimas

palavras, pediu para não deixarmos de trabalhar pela propagação destas que serão as mais importantes mensagens do século 21. Por muitos anos, padre Rui foi um exímio colaborador na elaboração e revisão do Diretório Litúrgico da CNBB para o Brasil.



Sebastião Martins

Sebastião Martins + 2017


Economista, nos conhecemos em uma obra social, ajudando no cuidado com crianças e aos domingos, não faltava às missas e com a filha, animava a todos cantando e tocando violão. Membro da Pastoral da Família, nos ensinou como apresentar os conceitos da Sociedade da Confiança e seus benéficos efeitos econômicos. Que Deus o acolha.








Professor Francisco Granizo

Francisco Granizo Lopez + 2015


Professor Granizo, assim o chamava, inúmeras foram as horas que parou e deixou seus compromissos para nos incentivar nesta jornada. Abriu as portas da FEI para apresentarmos nosso trabalho em um momento muito especial, obrigado por tudo que nos ensinou. Filosofo, mestre em Administração de Empresas - SP/FGV, professor da Fundação Educacional Inaciana, diretor da Incubadora de Microempreendimentos da Cáritas/Fei, obrigado por ter estado conosco.




Félix Ruiz Alonso + 2017


Advogado respeitado, doutor em direito em Madri e pela USP, doutor em direito canônico, mestre e orientador, nos conhecemos nas estradas da vida envolvidos pelo seu sonho de transmitir aos brasileiros a beleza das Sociedades Simples de Serviços, empresas onde as cotas são de trabalho e não de dinheiro, um modelo verdadeiramente Cristão a ser aplicado no mundo dos negócios. Junto com o Prof. Granizo, autores do livro “Curso de Ética em Administração”, outro amigo que nos ensinou muito, obrigado.






José Geraldo Barreto Fonseca + 2014


Dr Barreto Fonseca, por maior que seja o nosso desejo em encontrar as palavras para descrever a importância deste ser humano especial no nosso projeto, temos dificuldade. Sem sua presença, este trabalho Empresário Cristão seria abandonado em 2004. Suas palavras de apoio, orientação e carinho foram fundamentais. Obrigado por ter nos recebido em sua casa para falarmos de Deus, família, respeito com nossos semelhantes, caridade e paz em nossa sociedade. No exemplo do Sr, podemos dizer aos brasileiros:- “Existem juízes honrados, humildes, que se dedicam a servir”. O momento mais marcante de nossa amizade, foi vê-lo atravessar a rua e chamar o catador de lixo pelo nome, tratando-o com dignidade. Um anjo, nos braços de Deus.

Foi uma honra ter convivido com o Dr. Barreto Fonseca, eternamente gratos.



Nota de pesar - Falecimento do desembargador Barreto Fonseca

02/06/2014



O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo está consternado com o passamento do Desembargador JOSÉ GERALDO BARRETO FONSECA ocorrido na madrugada de hoje, 2 de junho de 2014.


        Magistrado paradigmático, soube conciliar o desempenho de uma jurisdição eficiente, objetiva e erudita, a um protagonismo singular como cristão autêntico e humanista sensível ao sofrimento de seus semelhantes.


        Incontável legião de beneficiários de sua missão de confortar os aflitos, socorrer os necessitados, acolher com amor fraterno todos os carentes de esperança, têm exata noção do que se pode afirmar em relação a uma personalidade raríssima nestes plúmbeos tempos em que os verdadeiros valores declinam.


        Tanto em sua passagem pelo Ministério Público Paulista, como em todos os degraus da Magistratura Bandeirante, JOSÉ GERALDO BARRETO FONSECA destacou-se como primícia da espécie humana.


        Sua crença inabalável a ele reservou o destino preparado a quantos evidenciaram coerência e fidelidade à consistente confissão religiosa vivenciada e propagada durante todo o curto período de sua existência neste plano.


        A Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo rende suas homenagens ao Desembargador integrante do Colendo Órgão Especial, ao Corregedor Geral da Justiça, ao membro dinâmico CEJAI - Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Estado de São Paulo e, principalmente, ao querido e generoso solidário amigo de todos quantos o conheceram. 


        JOSÉ GERALDO BARRETO FONSECA deixa a vida coberto da verdadeira glória, que é o carinho dos coetâneos, e do reconhecimento de suas imorredouras virtudes.

        Descanse em paz, modelo de Juiz, de marido, de pai, de avô e de amigo.

        José Renato Nalini.


41 views
bottom of page