top of page

Empresário Cristão: fé e prática

 

Somos constantemente exortados a refletir sobre o papel que temos desempenhado como Cristãos diante da chamada Economia de Mercado e, sobretudo, atentarmos para os efeitos sociais danosos que a busca desregrada de acumulação de capital tem gerado na vida de pessoas, comunidades e nações menos favorecidas, basta observar as noticias diárias e os seguimentos à vida em sociedade envolvidos. 

Quando se fala em Economia, evoca-se tacitamente a figura de um ser maior que, embora não seja acessível e palpável, determina as regras de funcionamento de nossas relações sociais e comerciais. E mais: é em nome da Economia que são tomadas inúmeras decisões que têm separado, de um lado, quem produz e pode consumir e, portanto, ser incluído e, de outro, quem é privado de produzir e consumir e, por isso, fica excluído do acesso à saúde, educação, cultura e conquista de dignidade e Cidadania.

Como forma de contribuir positivamente na adoção de práticas para uma Economia Solidária e inclusiva, um grupo de empreendedores e religiosos vem trabalhando na proposta de organização de uma Comunidade de Relacionamento Sociocomercial baseada nos valores cristãos. A ideia é reunir, em torno dos mesmos princípios, empresários, profissionais liberais, consumidores e todos aqueles que comunguem destes valores, independente de suas crenças pessoais. Seguidores de Cristo, defendemos o fortalecimento dos laços de vida em comunidade – a começar pelas nossas casas, condomínios, empresas, igrejas e escolas –, o convívio harmonioso entre as diferentes classes sociais e a prática de negócios regida pela observância das Leis, da Ética; e a disseminação da prática da utilização de meios pacíficos e adequados de resolução de conflitos em caso de discórdias.

Há mais de vinte anos este projeto vem sendo elaborado com muito estudo e pesquisa. Nossa proposta de Sociedade da Confiança está formatada em torno de um sistema de adesão e participação espontâneas dos membros da comunidade; de apoio à ações evangelizadoras nos lares e empresas, no mundo do trabalho; na adoção de práticas sociais, comerciais e ambientais éticas e sustentáveis.

Condomínios Unidos, Movimento Empresário Cristão, Espaço Consunir, Associação Brasileira do Empresário Cristão, Comunidades Solidárias, nasceram a partir de um sonho de empreender de Landi Dantas no distante ano de 1993 . Com a colaboração de dezenas de pessoas e na perseverança em Cristo, tudo foi evoluindo no tempo devido e neste momento difícil de nosso país, desejamos trabalhar concretamente para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica.

Em princípio, a única norma para integrar o Movimento Empresário Cristão é a comunhão nos valores transmitidos por Jesus Cristo, independente de sua crença. Seja bem-vindo.

bottom of page